sexta-feira, 25 de junho de 2010

Relações Públicas X Novela Passione



Esse texto do blog
http://unirp.blogspot.com representa da melhor maneira como nós atuais e futuros RP's nos sentimos quando a nossa profissão é tratada sem o seu devido merecimento.

Desde que o personagem Fred, da novela Passione, vivido pelo ator Reynaldo Gianechinni, ganhou o cargo de "Relações Públicas" de uma empresa por ser "bem apessoado" e ter "boa articulação", estamos acompanhando, em diversos blogs e pelo twitter, a revolta de estudantes e profissionais da área.


Não é para menos! Inclusive, ao ser questionado o porquê da escolha de "Relações Públicas" para o cargo, o personagem responde: "qualquer cargo serve"! Agora imagine a gravidade da situação: são necessários, no mínimo, 4 anos de formação em uma graduação oficial e, neles, uma completa e assídua dedicação com muito estudo e leitura para que, no fim, se consiga ser um profissional competente para atuar no mercado de trabalho. E não é só isso! Como previsto em lei, ainda é necessário o registro no conselho competente de cada região do Brasil para que alguém possa se intitular - RELAÇÕES PÚBLICAS. E aí vemos uma novela, de uma emissora com uma grande audiência, mostrar a um país inteiro que, somente por ter boa aparência e ter "fala mansa", qualquer pessoa pode ser um RELAÇÕES PÚBLICAS!

Nossa área já não é muito reconhecida, e penamos para explicar o que de fato um RP faz. Deparamo-nos diariamente com profissionais de outras áreas realizando um trabalho que é de competência às Relações Públicas e ainda temos que aguentar um total desconhecimento e falta de respeito de um autor de novela (Sílvio de Abreu) ao atribuir um "cargo qualquer" ao galã da mesma!

Felizmente, nosso Conselho Federal já tomou uma posição, e estamos no aguardo para saber se essa repercussão toda surtirá efeito! Nós, atuais e futuros RP's, já somos habituados a lutar e ter esperança no reconhecimento da profissão... e essa será mais uma!


Comunicado do Conferp:

Aos Profissionais de Relações Públicas:

Imediatamente após a apresentação do capítulo da novela Passione, na Rede Globo, que abordou o assunto Relações Públicas, CONFERP e o CONRERP 1ª Região tomaram as providências de contato com aquela emissora de televisão. O presidente do CONRERP 1ª Região, Alexandre Costa Coimbra manteve contato telefônico com a Rede Globo e enviou ofício do CONRERP 1ª Região para o autor Silvio de Abreu abordando o assunto e fornecendo informações sobre a regulamentação da profissão. Por outro lado, está buscando agendar um encontro de membros da diretoria executiva do CONRERP e do CONFERP com o autor da novela, para entrega de um ofício, detalhando mais o assunto do ponto de vista legal e reiterando um tratamento adequado na novela.


Retratação:
No e-mail que enviou a Silvio de Abreu, o Conferp sugeriu uma cena em que a metalúrgica receberia uma inspeção do órgão. Mas isso não será necessário.
No capítulo que foi ao ar nesta noite (22/6), Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), vetou a indicação de Fred ao cargo de relações públicas.
"Espero que não tenha tomado isso de forma pessoal. Mas nós já estávamos realizando um processo de seleção para esse cargo. Não seria justo com os demais candidatos. Além disso, Fred sejamos sinceros, você não tem as qualificações para essa função”, disse Bete. Fred terá outro cargo na empresa.
A cena já estava escrita e gravada antes dos protestos dos profissionais de relações públicas.
Silvio de Abreu afirma ainda que seja preciso levar em consideração que o personagem de Saulo é tido como um incompetente dentro da empresa. Ou seja, a nomeação de uma pessoa sem qualificação para o cargo de relações públicas partiu de uma pessoa sem credibilidade e apenas interessada em uma composição política.


Beijos,
Tali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário