Ser um Relações Públicas é antes de tudo um estado de espírito. É gostar de gente no sentido mais amplo da palavra.
Relações Públicas é diferente de Publicidade, de Jornalismo, mesmo que os três estejam juntos na Comunicação Social.
Relações Públicas é diferente de Publicidade, de Jornalismo, mesmo que os três estejam juntos na Comunicação Social.
A maioria das pessoas não tem conhecimento do que faz um profissional de Relações Públicas. E muitos daqueles que ingressam na faculdade para estudar essa modalidade, também não. A profissão é muitas vezes mal interpretada e compreendida. Erradamente, ainda acreditam que Relações Públicas se preocupa apenas em organizar “festinhas”, “atender bem o público” e “cuidar do quadro mural da empresa”.
O profissional de relações públicas pode atuar em empresas de grande porte, instituições públicas, micro e pequenas empresas, ONGS, desenvolvendo ações de comunicação interna e externa, no terceiro setor em ações de relacionamento com comunidades e responsabilidade social. Cerimonial e organização de eventos, assessoria de imprensa, relacionamentos on-line e em muitas outras áreas.
O profissional de RP é responsável pela gestão estratégica da comunicação e do relacionamento entre a organização e seus públicos, cabendo-lhe a função de intermediar de todas as formas de comunicação e interação entre a empresa e acionistas, funcionários, consumidores, fornecedores, comunidade, opinião pública, sindicatos, Ongs, investidores, órgãos governamentais, comunidades virtuais, entre outros grupos e públicos que têm o poder de interferir diretamente nos objetivos e na visão de futuro da corporação.
A “Função Comunicação” passa a ser considerada uma estratégica, indispensável para monitorar os riscos de crise para o negócio, promover o alinhamento das ações com a estratégia, integrar a empresa à comunidade, posicionar a identidade na mente dos públicos, defender a confiança na empresa e agregar valor à marca. As corporações precisam ampliar sua visão sobre Relações Públicas procurando compreendê-la sobre sua dimensão e, de maneira sensata e inteligente, integrar o Marketing a esta atividade para enfrentarem juntos a batalha de mercados cada vez mais competitiva.
Hoje, muitas reputações empresariais estão sendo construídas e destruídas no universo digital. O fluxo ágil e a impossibilidade de controlar o teor das informações nas comunidades virtuais na internet revolucionaram o diálogo das empresas com seus públicos. Torna-se fundamental para as companhias articular e gerenciar a presença estratégica das marcas e a reputação corporativa nas redes sociais. Mais do que isso. Torna-se fundamental e estratégico saber utilizar todo esse arsenal como inteligência competitiva do negócio. Eis aí o grande desafio para as Relações Públicas.
Fonte: Brasil Profissões, GECORP.
Beijos,
Tali.
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